LogoConsultório
Parceria Neuropsicologia

Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica consiste na investigação do funcionamento cognitivo e emocional dos indivíduos. Dentre as diferentes esferas avaliadas temos: atenção, planejamento, flexibilidade mental, memória, aprendizagem, inteligência, linguagem, habilidades acadêmicas, além de habilidades sociais e traços de personalidade. Deve-se considerar que são utilizados técnicas e procedimentos específicos, assim como testes padronizados para este fim. A avaliação é realizada no decorrer de 4 (quatro) ou 5 (cinco) sessões, além de entrevista devolutiva onde são apresentados e discutidos os resultados.
Os resultados desta avaliação permitem:

Auxílio diagnóstico: É recomendado em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva de origem neurológica ou comportamental. Pode auxíliar o médico no diagnóstico de transtornos neuropsiquiátricos ou neurológicos.

- Crianças e/ou adolescentes podem ter o desempenho prejudicado na escola, por exemplo, devido a vários fatores: dificuldade de concentração, de memória, de leitura ("dislexia"), com a matemática ("discalculia"), etc.

- Adultos podem ter problemas de memória a ser preciso investigar as causas possíveis: pode se tratar da primeira manifestação de um envelhecimento cerebral precoce ("aterosclerose", demência), de uma manifestação de depressão, de um problema neurológico específico.

O exame neuropsicológico permite determinar as dificuldades e sugerir um tratamento.

Esclarecer com mais detalhes os sintomas de um problema já diagnosticado anteriormente: Nos casos onde já se tem um diagnóstico (ex: transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo) pode ser necessário determinar qual o grau do comprometimento da atenção, memória ou de outras funções cognitivas. Da mesma forma, idosos que ao apresentar problemas de "esquecimento" podem ser submetidos ao exame neuropsicológico para se determinar o quanto sua memória está diferente do esperado para sua idade.

Planejar o tratamento de reabilitação.

A reabilitação neuropsicológica visa realizar as intervenções necessárias junto ao paciente, buscando uma melhor adaptação diante das dificuldades, melhorando a qualidade de vida do mesmo. O trabalho pode ser realizado junto aos familiares, e com equipes multiprofissionais (terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos e enfermeiros), em prol da melhor adaptação do paciente considerando seus potenciais e suas fraquezas.